quarta-feira, 26 de novembro de 2008




“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, senão o Pai” (Mt 24.36).

Contudo e apesar dessa Advertência – Jesus esclarece seus seguidores sobre o que deve acontecer antes que Ele volte. Examinando atentamente esses “precursores do fim”, percebemos seis áreas cujo desenvolvimento deve ser observado com atenção.

1- Um aumento de guerras, rumores e perigos de guerras com a simultânea intensificação de esforços pacifistas.. O auge desse desenvolvimento acontecerá no Oriente Médio e em Israel.
2- Um aumento drástico de terremotos e outros tipos de catástrofes da natureza.
3- A apostasia em massa da fé verdadeira no seio da cristandade, favorecida por fortes e inúmeros “enganos” e falsas doutrinas.
4- A decadência dos valores morais e das normas tradicionais na sociedade. Um crescente abandono da ética e um progressivo hedonismo (--doutrina filosófica segundo a qual a maior bem-aventurança humana é à busca do prazer).
5- O desenvolvimento de uma “nova ordem mundial” com um esforço maciço de globalização, cujo resultado final será um governante mundial anticristão.
6- O reaparecimento de Israel como povo e nação.

Este último indício precursor do fim é especialmente interressante, muito concreto e pode ser conferido com facilidade. Os primeiros cinco sinais permitem meramente que se reconheçam tendência, sem, contudo ligá-las a um acontecimento histórico concreto e específico. Mas o último indício de que Jesus poderá vir muito em breve para buscar sua igreja é um fato histórico, algo que pode ser comprovado, e que desde 1948 é uma realidade visível.
Muitos comentaristas vêem na figura da figueira, que a bíblia utiliza muitas vezes como símbolo de Israel. Caso eles tenham, as palavras de Jesus em Mateus 24 32-35 têm um significado especial para a nossa vida:

“Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos e as folhas brotam, sabei que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, as portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”

Veja só um rápido estudo do versículo acima, é fácil entender que:

Aprendei = Tomar conhecimento
Figueira = Israel
Seus ramos e as folhas = Filhos e filhas de Israel reconhecido novamente como nação (1948). Brotam = Nascer
Próximo o verão = Volta de Jesus
As portas = O arrebatamento
Geração = Expectativa de uma vida, espaço de tempo.

Entendemos que se a primeira geração de Israel vive; então ainda não passou. Pois se analisarmos pelo renascimento de Israel em 1948, os primeiros nascidos neste ano estão com 60 anos, que é a mesma idade de Israel e certo se sabe que a expectativa média de vida de um ser humano é de 80 anos e tendo assim passado uma geração. Então aguardamos os próximos *20 anos, crendo que a qualquer momento a trombeta tocará. E segundo esses precursores temos o dever de levar a todos ao conhecimento o evangelho de Jesus como Único e suficiente Salvador, pois resta muito pouco tempo. Prepare-se !!!

(I João 5:20) - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

(Hebreus 10:37) - Pois ainda em pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.

*(1 Timóteo 3:15) – Para que, se tardar, saibas como convém andar na igreja do Deus vivo, a coluna e esteio da verdade.

(Isaías 46: 13) – Faço chegar a minha retidão, ela não está longe; a minha salvação não tardará. Estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel o meu esplendor.

(Habacuque 2:3) – Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

(Apocalipse 13:18a) - Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento,...