sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"... salvarei os que coxeiam..." - Sf 3:19b



A meditação dessas palavras nos evoca à memória um quadro de rara beleza e muito ternura: um rebanho sendo conduzido por um pastor cheio de amor pelas suas ovelhas: O Senhor Jesus, o bom pastor, conduzindo seu povo. É fácil concluir que uma ovelha que coxeia está machucada, ferida e fraca. O bom pastor, ao notar que ela se atrasa, para o rebanho, vai ao seu encontro e a põe sobre seus ombros.
Que alegria deve ser a daquele que se sente fraco espiritualmente ao receber essa promessa tão preciosa! O Bom Pastor vai a socorro da ovelha machucada pelos golpes constantes do maligno, pois ela não consegue acompanhar o ritmo de crescimento espiritual das ovelhas mais fortes! Ela é fraca na fé, na oração, no louvor e no testemunho. Muitas vezes quase afoga nas águas das provações. Mas o Senhor Jesus não a deixa para trás, à mercê da fúria do lobo satanás. Ele a busca todas as vezes que cai e se arrepende, perdoando-a. Ele a conduz sã e salva ao seu aprisco!!!
Texto tirado do livro "Maná no Deserto".

O Amor não é Tudo


Cada uma das sete cartas apocalípticas escritas às igrejas, de Éfeso a Laodicéia, tem uma mensagem que é especialmente dedicada aos servos do Senhor Jesus. Portanto, todo cristão se enquadra em uma das situações apontadas nessas cartas. Saber isso é importante para que possamos identificar qual delas é dirigida a nós.
“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.” (Apocalipse2.18).
A menção aos olhos como chama, aponta-nos a natureza onisciente do Senhor, que O faz perscrutar o mais profundo da alma humana. Sua onisciência O deixa ver e saber todas as coisas e faz com que nenhum detalhe Lhe passe despercebido. Não há como esconder as intenções do nosso coração desses olhos que ardem como chama.
Além de nos falar sobre o poder do Seu olhar, Ele também faz referencia ao poder do Seu caminhar entre a igreja. Isso entendemos quando lemos que Ele tem pés semelhantes ao bronze polido.
A postura do servo da Igreja em Tiatira está nas seguintes palavras: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.” (Apocalipse2. 19).
Quantos não são os servos que, mesmo demonstrando amor sincero e fé, erram e tentam se justificar ou encobrir os próprios erros? Contudo, nesta carta à Tiatira, o Senhor está nos dizendo que o amor não é tudo.
Por isso, orar com fervor pelos enfermos e encarcerados, por exemplo, não da garantia ao serve de que ele será merecedor do apreço de se Senhor. A resposta vem a seguir: ”Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza aos meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.” (Apocalipse 2.20).
Prostituir-se não limita-se à prática de relação sexual ilícita, mas à infidelidade, a tudo que não é limpo e verdadeiro. Por isso ela também pode ser espiritual, a partir do momento em que a pessoa é de um jeito na igreja e de outro em casa, no mundo.
Jezabel foi uma mulher que sacrificava aos ídolos. E, quando ela se casou com o rei Acabe, levou para Israel todas as práticas religiosas diabólicas que sabia. O rei foi o primeiro a ceder à idolatria da esposa. Assim como ele, o povo absorveu a cultura pagã de Jezabel e Israel foi derrotado, fracassado.
Muitos são servos dedicados e apresentam amor verdadeiro, fé e perseverança, mas admitem Jezabéis em suas vidas. Por conta disso são fracassados, pois quando se está mal com Deus, a derrota é iminente. Por outro lado, quando estamos bem com Ele, somos prósperos e o Senhor nos faz coisas grandes.
Edir Macedo.
Texto retirado da "FOLHA UNIVERSAL".
Imagem vinculada ao assunto por Silvinho